Páginas


sábado, 10 de março de 2012

Novidades quentinhas!! News.. da Gabi

Oi amigas(os), esta semana estou super feliz, os primeiros dentinhos da minha gatinha já apontaram, que alegria,  no dia 06/03/2012 na terça - feira, como sempre faço passei a fraldinha umedecida na gengiva da minha princesinha e o que encontro? surpresa.. o primeiro dentinho, que legal fiquei super feliz imaginem só, que mamãe coruja e boba, na quarta - feira dia 07/03/2012 apontou o segundo dentinho e na quinta - feira o terceiro e hoje Sábado o quarto dentinho, essa madrugada foi longa porque ela teve um pouquinho de febre, que dó, não é pra menos coitadinha os dentinhos nascendo tudo de uma vez.


Cada bebê assim que nasce possuem, escondido sob as gengivas, a base de seus vinte dentes de leite. Na realidade, começaram a ser formados durante o sexto mês de gestação, buscando no sangue materno todos os sais (cálcio, flúor e fósforo) indispensáveis para a formação do esmalte e da dentina. Mas quando eles começarão a aparecer? Em geral, os primeiros dentes apontam aproximadamente aos 6 meses, mas esta previsão varia de bebê para bebê. Alguns antecipam, outros atrasam, assim como o da Gabriela que vieram aos 10 meses de vida.

 imagem extraída do clubedobebe.com.br




Muitos pais sentem-se perdidos quando nasce o primeiro dentinho da criança, pois acreditam que o bebê está sentindo dor, sofrendo. Para o alívio dos pais, odontologistas garantem que o nascimento dos dentinhos não dói. O que acontece é apenas um incômodo devido à presença daquela novidade na boca da criança. Nessa fase, a criança tende a levar mais coisas na boca devido a esse incômodo, e por isso muitas vezes essas crianças tem episódios de febre baixa, diarréia ou outros probleminhas. Essas reações do corpo não estão relacionadas ao nascimento do dente, mas sim às coisas que as crianças levam à boca. Dessa forma, a mãe deve estar vigilante nessa fase impedindo que o bebê queira “morder” tudo o que vê pela frente. O ideal é oferecer para os bebês mordedores esterilizados, ou pelo menos desinfetados, para diminuir a possibilidade de ocorrência desses probleminhas.

   Os pediatras são enfáticos em afirmar que o nascimento dos dentes não causam grandes problemas para o bebê, além de gengiva inchada e baba. Mas toda mãe sabe que com o nascimento dos dentinhos podem ocorrer diversos outros incômodos. Esse é um assunto recorrente para toda mãe, pois até o nascimento de todos os dentes de leite vamos ouvir muito falar disso e nos preocupar ainda mais.

- Usar ou não medicamento para aliviar a dor?
 O produto (medicamento) não faz nada além de anestesiar o local, o que pode ser um problema para os bebês já que os mesmos podem engasgar com a saliva abundante, que o nascimento do dente provoca. A coceira e o incômodo são necessários para esse processo natural e que o fato do bebê coçar com algum objeto não tem o menor problema (claro que devemos oferecer algo seguro para isso, né?). Eu optei por não usar o produto, achei o risco dele maior do que o problema da coceira e do nascimento dos dentes.
- A falta de apetite pode estar relacionada com o nascimento dos dentes?
Sim. Outro grande vilão nessa fase é a falta de apetite. O nascimento dos dentes geralmente é a fase em que o bebê se recusa a comer. E você vai ficando desesperada, pois oferece de tudo e ele rejeita. Fique tranquila, tente oferecer alimentos gelados e frios como frutas, pãozinho e iogurte. Parece que o alimento frio é mais fácil pra eles comerem do que os quentes. Eles aceitam melhor. Logo que o dente sair ele volta a comer normalmente.
- Em quanto tempo nascem os dentinhos?
Outra dúvida das mamães é sobre a duração do nascimento dos dentinhos. Pois bem, essa fase não costuma durar mais que 3 ou 4 dias. E todos os sintomas (febre, diarreia, falta de apetite, baba, bochechas vermelhas, assadura, coriza, salivação excessiva) também devem cessar nesse período. Por isso devemos estar atentas aos sintomas e sempre levar ao pediatra pra ver se é só isso mesmo o que está acontecendo. Não hesite em ligar para o pediatra se você tiver dúvidas.
- A importância da higiene bucal desde cedo.
É muito importante fazer a higiene bucal do bebê desde o nascimento. Hoje você pode achar nas farmácias uma escovinha que se encaixa no dedo própria pra essa higiene, mas se quiser pode usar uma fraldinha úmida (como nossas avós faziam sem problema . O importante é o bebê se acostumar com a higiene e com a sua mão na boca dele desde cedo. Vai ser mais fácil ele gostar de escovar os dentes quando for mais velho. Após o nascimento dos dentes devemos começar a escová-los sempre. Existe no mercado algumas pastas sem flúor para essa fase (leia a embalagem e veja pra que idade a pasta é indicada).
- Qual o tempo entre o nascimento de um dente e o surgimento dos outros?
Esse período também pode variar de criança para criança.                                                                                           

Um comentário:

  1. Que lindo seu blog ,que familia maravilhosa ,amei, Passa la no meu blog tem um sorteio rolando por , bjs e ja estou te seguindo.

    ResponderExcluir