Páginas


quinta-feira, 21 de junho de 2012

14 meses da princesa

A minha princesinha completa seus 14 meses,  passou tão rápido, o melhor é que eu estou curtindo cada minuto, cada segundo, do desenvolvimento da minha gatinha e isso não tem preço.
A gatinha está aprontando todas, agora começou a me responder, o que? É verdade, ela sabe quando a mamãe aqui está brigando e saí toda irritadinha resmungando, aprendeu com o irmãozinho kkk, não me aguento, morro de rir,  escondidinho é claro, já pensou, dois filhotes geniosos, igual a mamãe, ninguém merece... Coitadinho do papai.


A Gabi ainda não fala papai e mamãe certinho só fala papa e mama, papai está ansioso para ela falar papai primeiro kkk vai pensando.
Quer comer sozinha, está super independente, anda e corre para todos os lados, desce e sobe na cama ou no sofá, quer usar as coisas da mamãe, já flagrei a gatinha colocando o meu sapato, os meus acessórios e ainda sai desfilando kkk amoo, adora espelho, vai ser super vaidosa, sente ciumes do irmãozinho, quer colinho só para ela, é boazinha mas as vezes uma pentelha, pede tete (leite), pede papa (almoço ou jantar), brinca de esconder, fala che no lugar de achou, fala não para as coisas que não lhe agradão, fala muito mas na maioria das vezes não entendo nada kkk, quer comer sozinha, mamãe as vezes deixa, adora verduras, legumes, frutas então, nem se fala, ama todas principalmente melancia, apaixonada por chocolate, pura vibração, detesta as bonecas, prefere os carrinhos e a bola do irmãozinho, ama música até canta (Eu quero tchu, eu quero tcha..., Aí se eu te pego...) morro de rir.
  Cachinhos dourados da mamãe, parabéns pelos seus 14 meses de vida, que Deus te de muitos anos de vida e que você traga muito orgulho para essa mamãe babona.
Te amamos de montão minha mocinha!







Super interessante, pesquisando na net encontrei essa matéria, muito boa.



Projeto de Lei prevê acompanhamento de crianças de 0 a 3 anos em casa e na escola (Crescer - Notícia)



Um grupo de parlamentares de diferentes partidos apresenta nesta quinta (21) e sexta-feira (22) algumas das propostas para o projeto de lei para a Primeira Infância no Brasil, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O projeto deve ser apresentado no início de 2013 e servirá como um marco legal para o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos.

Entre as propostas está a criação de um fundo especial que permitirá a concretização de um sistema de acompanhamento dessas crianças feito por profissionais treinados - os visitadores. Além disso, o desenvolvimento de uma estrutura de pesquisas científicas com foco na primeira infância no Brasil é outro dos principais pontos a serem discutidos.

CRESCER conversou com exclusividade com o deputado Osmar Terra (PMDB), coordenador do trabalho, para saber um pouco mais sobre essas sugestões. Terra esteve com os parlamentares envolvidos na primeira etapa do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, nos Estados Unidos, promovido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), o Centro de Desenvolvimento Infantil, da Universidade de Harvard e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS), em março deste ano.

CRESCER: Por que um projeto de lei específico para a Primeira Infância? O programa Brasil Carinhoso lançado pelo Governo Federal no mês passado não atende essas crianças? (O Programa Brasil Carinhoso, entre outras estratégias, pretende ampliar o Bolsa Família para famílias com crianças de até 7 anos e aumentar o número de creches para fortalecer a educação) OSMAR TERRA: Atende sim, mas é um programa de base, de estímulo às vagas nas escolas para crianças pequenas. O governo se preocupa mais com as crianças a partir dos 4 anos. No entanto, sabemos que a principal fase de desenvolvimento é desde o útero até os 3 anos. Para trabalhar melhor, temos que ter descobertas científicas e gerar a demanda de recursos humanos que não existe hoje. Queremos fazer um documento de responsabilidades para a primeira infância com a participação não só do governo, mas também da família e da comunidade. Todos devem ter essa fase da vida como prioridade.

C: E quais serão os pontos principais desse documento? 
O.T.:
 Saúde, educação e assistência social. Para direcionar a construção de um novo marco, temos que dar atenção à educação. E é lá, no início da gravidez, que o trabalho deve começar. Queremos criar um conceito novo de cuidado e acompanhamento com os visitadores, profissionais treinados para lidar com as famílias, visitar as casas e escolas com frequência e medir os indicadores desde à gravidez.

C: E quem serão esses visitadores? 
O.T.:
 Esses profissionais não seriam de nenhuma carreira já existente, a ideia é que eles tenham uma formação multidisciplinar nas três áreas de atuação exigidas. Assim, criamos uma nova carreira voltada para a primeira infância. A pessoa que trabalha com o ensino infantil deve ter o mesmo status de um professor universitário, não pode ser uma coisa menor. Não adianta nada criar mais vagas de medicina nas universidades se não há estímulo aos médicos, por exemplo.

C: Quais as mudanças na prática na vida dessas crianças? 
O.T.:
 Vamos começar com atendimento às crianças mais pobres. Acompanhar as mães desde o início do pré-natal, dando orientações sobre saúde para ela e para o bebê e depois sobre educação. A universalização da pré-escola é um dos pontos de maior atenção. E a criação de brinquedotecas que sejam suficientes para todas as crianças também está prevista.

C: Qual é o maior problema que as crianças enfrentam nessa fase da vida (dos 0 aos 3 anos) no Brasil? 
O.T.:
 A depressão pós-parto que atinge 10% das novas mães. Diferente do Baby Blues, estado de melancolia que é normal até os quatro primeiros dias devido à queda hormonal após o parto, a depressão materna dura um longo período, justamente nos meses em que a criança mais precisa do estímulo materno. A mãe depressiva não faz isso. Ela até cuida do bebê, amamenta, dá banho, troca de roupa, mas não interage, pois está inerte. Acredito que o impacto da depressão materna é o maior problema, pois acontece em um período crítico, quando a criança desenvolve o impulso, o apego, e estabelece as relações de afeto com outra pessoa. Esse desenvolvimento sócio-emocional ocorre até os 18 meses.

C: E como alterar esse quadro e ajudar mãe e bebê? 
O.T.:
 Defendo a tese do acompanhamento domiciliar além da creche, com os visitadores. Em casa é mais fácil detectar os sinais de depressão da mãe e os efeitos na criança.

C: Quando o projeto será apresentado? 
O.T.:
 No início do ano que vem. Teremos ainda um seminário em dezembro com especialistas de todo o mundo para a troca de ideias e experiências em todas as áreas: violência, educação, saúde, entre outras, para, então, redigir o projeto. 
Principais pontos de atenção do Projeto de Lei para a Primeira Infância
- Definição prazos e metas para as políticas públicas, bem como de seus responsáveis;
- Evolução do direito legal ao atendimento;
- Treinamento e capacitação profissional de educadores (inclusão da primeira infância no currículo);
- Instituição da figura do visitador, profissional treinado para acompanhar a criança em casa e na creche, para garantir o tratamento adequado para seu desenvolvimento físico e mental;
- Criação de um Fundo para a primeira infância. 
Principais pontos de atenção do Programa Brasil Carinhoso 

- Ampliação do Bolsa Família para famílias com pelo menos uma criança de até 6 anos e 11 meses;
- Fortalecimento da educação, com aumento do número de vagas nas creches;
- Cuidados adicionais na saúde, com suplementação de vitamina A,  ferro e medicação gratuita contra asma.
Também na TV 

Em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o Canal Futura lança na próxima terça, 26, a série Nota 10 – Primeira Infância. Serão cinco episódios de 30 minutos cada um, que abordarão o desenvolvimento infantil – de 0 a 3 anos – e a influência das experiências ocorridas neste período no cérebro. Os episódios, chamadosPrimeira InfânciaO desenvolvimento no cérebro, A criança ontem e hojeO estabelecimento do vínculoBrincar é coisa séria e Família, vão mostrar a necessidade especial durante esse período.

Nota 10 – Primeira Infância
Quando: a partir de 26 de junho
Às terças-feiras, 15h; quartas, 2h45, e reprises aos sábados, 14h
Duração: 30 min
Classificação indicativa: Livre

9 comentários:

  1. Parabéns pelos 14 meses :)
    E essa matéria é muito boa, ajuda muita gente. Amei :)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por mais um mês de vida da tua menina linda, eles crescem tão depressa...

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  3. parabéns pra essa lindinha que JEsus a abençoe com saúde sempre!! Um beijo Val!!

    ResponderExcluir
  4. Boa a reportagem einh...
    E que linda, como esta esperta...
    Parabéns pelos 14 mêses!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns GabiBela... e sobre a reportagem, se acontecer de verdade, é sensacional! Essa etapa da vida é muito importante para todo e qualquer desenvolvimento.... Bjokas. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns à princesa Gabriela! Muita saúde e muitas alegrias! Gostei do artigo. Beijos meus e de Laura para vocês!

    ResponderExcluir
  7. Que delícia, quase um ano e meio já!Deve ser maravilhoso ouvir eles falando mama, papá, não vejo a hora!Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Valéria.
    Tudo bem?!
    Obg. pela visita e pelo coment.
    Parabéns pelos filhotes.
    Apareça sempre.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir