Páginas


segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cozinhando com o Gustavo



Oi gente, vocês não imaginam como é gostoso passar um tempo com os seus filhotes e aprontar junto com eles. Hoje foi um dia que não deu pra fazer muita coisa, choveu o dia inteirinho, dia típico de ficar na cama, mas não dá né, temos que cuidar dos filhos, da casa e do maridinho quando chegar do trabalho, mas como hoje é um dia especial, dia que o meu bebê completa seus 3 anos e 6 meses de vida, já é um homenzinho, o tempo que voa, fomos juntos fazer um bolo de chocolate, seu sabor favorito, ele está numa fase que quer fazer tudo, quer ajudar a mamãe de qualquer jeito, então deixei que ele fizesse o seu bolinho dei uma ajudinha mas ele fez praticamente tudo. Que fofura da mamãe coruja. Ah! depois falo se ficou gostoso porque saiu agora do forno.











10 razões para você cozinhar com seu filho
por  PAT FELDMAN



  1. Aprender a cozinhar auxilia as crianças a ganharem noções de nutrição e alimentação saudável. Se eles crescem com fast food e porcarias ao alcance das mãos, há uma grande chance de se tornarem crianças obesas e cheias de problemas decorrentes da obesidade. Ensinar as crianças a cozinhar faz com que elas venham a escolher, instintivamente, alimentos mais saudáveis para o resto da vida.
  2. Aumenta a auto-estima. Se o seu filho precisa de um estímulo para aumentar sua auto-estima ou auto-confiança (e todo mundo precisa um pouco!), cozinhar pode fazer isso. Eles ganham uma tarefa pela qual são responsáveis, sentem-se importantes por isso e contribuem para o bom andamento da casa.
  3. Cria momentos familiares de muita intimidade. Reserve algum tempo para cozinhar com seus filhos e eles com certeza terão agradáveis lembranças para sempre, e um dia, passarão estes hábitos aos filhos deles. Pode ser que a refeição demore mais para ficar pronta ou que a cozinha fique muito bagunçada, mas momentos como esses não têm preço! Paciência com a bagunça, um dia eles aprendem! (eu demorei, mas aprendi)
  4. As crianças ficam mais inclinadas a provar aquilo que prepararam. Pode ser que o entusiasmo de preparar eles próprios alguma receita os faça provar ingredientes antes recusados. Aproveite para introduzir sempre ingredientes saudáveis nesta brincadeira!
  5. Crianças podem realmente aprender muitas coisas na cozinha, inclusive ciências, línguas estrangeiras, história, geografia, matemática, física, química, criatividade. A cada novidade que você apresentar para seu filho, estude antes o que vocês podem aprender juntos com isso. Estou preparando um artigo muito interessante sobre o assunto, aguardem!
  6. Que ótima maneira de aprender a se virar sozinhos! Aprender a cozinhar sozinho é especialmente útil em momentos que eles se encontrem sozinhos (os mais velhos) e não precisarão apelar para salgadinhos ou fast foods para matar a fome.
  7. Eles contribuem com a família e a casa e aprendem a import6ancia do termo “ajudar”.
  8. Eles trabalham juntos com os pais e/ou irmãos, como uma equipe. E trabalhar em equipe pode ser um ótimo aprendizado para o futuro, inclusive o futuro profissional.
  9. Cozinhar ensina a planejar e fazer escolhas. Planeja-se o cardápio, e o que é necessário para prepará-lo, escolhem-se ingredientes e opções para o que eventualmente não estiver disponível na época, etc.
  10. Estimula a criatividade e imaginação. Você já parou para pensar sobre tudo o que pode sair de uma cozinha? Os pratos mais incríveis, nos formatos mais diferentes, formas de apresentação artísticas e apetitosas. Deixe a imaginação e criatividade do seu filho correr solta, e a sua também. Afinal, não é assim que fazem os grandes chefs?

Bjinhus até o próximo Post

30 comentários:

  1. Nossa... eu amo cozinhar e ja penso quando o meu Gustavo estiver como o seu.
    Vamos fazer bolos, biscoitos, pizzas, e muuuuuitas coisas..
    Depois vamos nos deliciar com todas as iguarias
    bjO

    ResponderExcluir
  2. Oi Valéria, que delícia! Esses momentos não tem preço!!!Fiz isso muito com as minhas pequenas...pena que passa tão rápido!!!
    Parabéns pelo filhão ele é lindo.
    Obrigada pela visita
    bjOo

    ResponderExcluir
  3. Gu gourmet!!!que lindooo

    Logo-logo o meu guri vai querer se aventurar na cozinha..adorooo..

    Bjs e bom feriado!!

    ResponderExcluir
  4. Nem convida as amigas.... rs. Já já minha Lara vai aprender tbm, pra fazer bolo pra mamãe que não cozinha nem miojo.... kkkk. Bjokas. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá querida! Que prazer está fazendo parte desse mundo tão lindo!
    Percebe-se o grande amor que você tem pela sua família abençoada!
    Família é o mais lindo projeto de Deus para a humanidade! Deus os ajudem a cumprir com amor os sonhos de Deus na vida de todos!
    Bjs com carinho,
    Josi

    ResponderExcluir
  6. Oi querida obrigada pela visita já estou seguindo, seu filho é um fofo, a cara do pai, aqui o meu tbm é assim igualzinho rs.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. ohhhhhhhh adorei o blog, e estou te seguindo tb!!! obrigada pela visita no meu cantinho! bj

    http://mardolucasdavi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Claro que ficou, pois o ingrediente principal foi o amor e dedicação.
    Bjus.

    Vamos tirar essas letrinhas em PROVE QUE VC NÃO É ROBÔ. Perco mt tempo com isso e tenho outros blogs pra visitar é só seguir os seguintes passos: entre em COMENTÁRIOS, CONFIGURAÇÕES E PROCURE O LINK EXIBIR UMA CONFIRMAÇÃO DE PALAVRAS PARA O COM MENTÁRIO? (X)Não e depois salve.
    http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Concordo, eu cozinho com a Ingrid e realmente é muito bom, rs. Amo!!
    E tenho certeza que o bolo ficou uma delícia! Tinha o ingrediente principal; amor

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  10. mUITO BACANA!!Passando para conhecer e seguir as amigas do Blogueiras Unidas onde também estou!!Bjsss...Por favor amigas(os) caso esteja usando verificação de palavras sugiro que retire pois nos faz perder MT tempo,e agora ainda está pior que são duas e com letras desenhadas....É um meio de afastar quem comenta fazer uso!!!Desculpa a invasão.Isto não é uma crítica,ok?Apenas um conselho!!
    http://rumoslibertadores.blogspot.com – 494

    http://zildasantiago.blogspot.com - 493
    http:carinhossorteiosetcetal.blogspot.com – 955

    ResponderExcluir
  11. Ola flor, vim retribuir a sua visitinha e seguir, sua familia e muito linda, bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá Valeria!!! Obrigada pela visitinha!!! Parabens pelos filhos lindos que Deus te deu!!! Tambem sou mãe coruja!!! Amo tambem cozinhar com minhas pequenas!!! Parabens!!!Beijos e volto logo!!!!FLOR.

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Adorei o post. Acho tido de bom cozinhar com os filhotes. Gustavo está muito lindo!
    Beijos para os três.
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Lindooo!
    E ensina mesmo, homem que não sabe fazer nada é uma tristeza!!
    Amei as fotos do gatinho!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Valéria!
    Obrigada pela visita ao meu blog. Vim fazer uma visitinha ao teu também. Gostei muito! Lindos os teus filhotes! Parabéns!
    Beijos,
    Aline
    http://maternandoben.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi mamãe querida, tb gostei do seu blog. stou te seguindo tb. Vamos trocar recadinhos, será um prazer. Vou aparecer sempre pra ver as novidades. Karine

    ResponderExcluir
  17. Vim agradecer, te conhecer e achei um amor...Fazer bolos. comidinhas com eles é lindo e eles adoram!!! Ainda mais ,se os deixamos lamber as formas,rsrs beijos,chica

    ResponderExcluir
  18. oi Valeria,
    passei aqui pra retribuir a visita
    e dizer que adorei seu blog,
    bom aqui são 5 crianças ai ja pensou todo mundo na cozinha?
    loucuraaaaaaaa,
    mas eu arrumei um jeitinho de organizar e deixar todos felizes, cada dia da semana é o dia de um filho
    Eles dizem que é o dia da Rainha e do Rei no dia do davi.
    Neste dia a rainha esta de folga, não precisa colaborar com nada nas atividades da casa e tem o direito de escolher a ordem do banho, das camas das posições na mesa, e pode ir pra cozinha me ajudar com o jantar, tambem é ela ou ele que ora neste dia, ateh a luiza que ta com 2 aninhos ja sabe orar, e lindo.
    parabens pela familia e pelas dicas, os pais são responsaveis pela educação e futuro dos filhos e vejo que vc esta cumprindo seu papel
    bjokas!!!
    sou teu seguidor n 201 rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Oi,obrigada pela visita!! Ah,que delicia!! Meu filho amaaa cozinhar e sempre pede para ajudar..fico dizendo que ele é meu "edu guedes",rss..Bjs e boa semana!! :)

    ResponderExcluir
  20. Ja com essa idade...um menininho crescido! Como passa :D
    bj

    ResponderExcluir
  21. Que amor ele fazendo o bolo!!
    Obrigado pela visita lá no blog... tb estarei sempre por aqui te acompanhando..
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Ei Valéria! Que fofo do Gustavo! Minha filhota também é uma mocinha de 3 aninhos! E quer ajudar em tudo!!! Logo, logo virá uma tarefa da escolinha que incentiva preparar receitas com os filhotes na cozinha! Contarei tudo lá no Crescendo Juntas! Espero nos vermos mais vezes, tá bem!!! Muito obrigada pela visita. Adorei conhecer essa casa e suas pérolas preciosas. Nos vemos, então!!! Beijos para vocês tres!!! Renata.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde minha linda!
    Eu amo esta interação com as crianças.Meu caçula de 6 anos e minhamais velha de 12 amam participar destas momentos na cozinha!
    é muito saudável para eles !

    Parabéns pelo lindo post e dicas!

    Uma feliz semana para ti!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. amei seu blog muito lindo!!! valeu pela visitinha já estou te seguindo!!! beijo me faz uma visita!!! http://laurarandrade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Que farra gostosa! Com certeza farei isso com o meu pequeno quando ele estiver crescidinho :)
    Tô te seguindo, viu? Se puder, me segue de volta!
    Beijão

    ResponderExcluir
  27. Já tô seguindo! Agora vou acompanhar de perto a sua história ;)

    ResponderExcluir
  28. kkkkkkkkkkkkk Que lindeeeeeza!!!
    Dá vontade de morder!!!
    E aí, ficou bom o bolo??

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pela visita lá no blog!
    seu filho é lindo!
    Bjs!

    ResponderExcluir